sexta-feira, 27 de junho de 2008

Diário do Nordeste (Caderno de Negócios)

MKT

A pressa passa

A coluna de hoje aborda um dos maiores vilões de nosso trabalho: o tempo. Na mitologia grega o tempo é representado por Cronos, para os romanos, Saturno. Cronos era parte da primeira dinastia dos deuses gregos, uma época onde governavam as forças destrutivas e monstros terríveis. Cronos devorava tudo que criava. Numa alegoria ao tempo que tudo consome. Ao ser destronado por seu filho Zeus, desceu a terra e até hoje vive a nos tirar o fôlego.
No marketing e na comunicação onde o tempo é decisivo para o sucesso ou fracasso de uma marca, trabalhamos sob a foice de Cronos. A atividade de planejar é antes de tudo colocar laços em Cronos, tentar que as etapas do antes, durante e depois fluam sem atropelos. Quanto mais se planeja apenas se almeja. Mas por que tanta correria? Na etapa de planejamento de lançamento de um produto ou marca, a empresa não envolve as áreas de marketing e comunicação. Ao separar marketing e comunicação do desenvolvimento inicial, e só incluí-los na etapa final, não existe tempo para conhecer, analisar, entender que diferenciais devem ser construídos, que foco deve ser dado e o que realmente deve ser comunicado. Atropela lá na frente, no processo de desenvolvimento da comunicação que vai para as ruas. Na etapa que envolve mais investimentos não poderia acontecer erros. Fazer tudo com urgência sempre interfere na qualidade e compromete o resultado final. Existe também a mística que a comunicação se faz com inspiração. Na verdade é transpiração. Se não há tempo para aquecer as idéias imagina transpirar. E a produção deveria ser muito mais criteriosa ou o layout fica melhor do que a peça de comunicação pronta.

Mas se quer que o tempo pare, aqui vai uma dica. Diga as palavras mágicas: preciso de informação. Pronto. Fica todo mundo congelado. Nenhuma estratégia é formulada no escuro, nenhuma peça de comunicação deveria ser realizada a esmo. Qual o objetivo, a quem se destina e que mensagem deve conter? Os famosos briefings com a frase: criar anúncio para... Acabam por fazer da comunicação de uma marca um desperdício de espaço publicitário. Atenção, não existe desconto para propaganda ruim. Mas a pressa não é inimiga apenas da comunicação. Muitos produtos são lançados sem testes, e aí viram um fracasso nas prateleiras. Ou um case de anti-marketing. Os fabricantes de sutiã, que criaram a solução do arame para arrebitar os seios, foram apressados colocar a novidade no mercado, esqueceram de testar na hora do embarque. Na hora que a mulher passava pelo detector de metal, era aquele constrangimento, o alarme não parava. Depois de tirar tudo que supunha ser o motivo do alarme, só restava o sutiã. Imaginem a cena.

Por mais que tudo seja para ontem, no marketing os erros do depois são sérios e de difícil reversão. Dê um tempo. A pressa passa e o que fica não é nada bom para sua empresa.

Raquel Barros
Publicitária

Certa vez li num adesivo de um fusca de ´´rodízio´´, em São Paulo: ´´A Solução Para o Brasil é Treinamento´´. Uma empresa sem profissionais capacitados para suas funções gera atrasos e procrastinação.

Administrar o tempo, do atendimento à entrega das mercadorias ou serviços é um grande diferencial. Uma empresa ágil é sempre bem lembrada. Para as empresas a sugestão é rever o fluxograma de trabalho, para o executivo administrar sua agenda.

Nos tempo de Competição em Tempo Real, já se enfrenta a concorrência do canal de vendas que a internet trouxe, em comodidade e rapidez. Administrar o seu tempo é uma das ações mais importantes para melhorar as chances nos negócios e na vida. Mal administrado gera muitos custos: custo hora/profissional, o que deixou de fazer durante este período e ainda o estresse de não conseguir realizar o que planejou.

Então torne-se senhor do tempo. Ele é importante até para saber quanto tempo ficar ou não numa empresa.

Cláudia Rebouças
Jornalista, publicitária

quarta-feira, 9 de abril de 2008

A ARTE DE NEGOCIAR

PAI - escolhi uma ótima moça para você casar.
FILHO - Mas, pai, eu prefiro escolher a minha mulher.
PAI - Meu filho, ela é filha do Bill Gates…
FILHO - Bem, neste caso, eu aceito.

Então, o pai negociador vai encontrar o Bill Gates.

PAI - Bill, eu tenho o marido para a sua filha!
BILL GATES - Mas a minha filha é muito jovem para casar!
PAI - Mas este jovem é vice-presidente do Banco Mundial…
BILL GATES - Neste caso, tudo bem.

Finalmente, o pai negociador vai ao Presidente do Banco Mundial.

PAI - Senhor Presidente, eu tenho um jovem recomendado para ser vice-presidente do Banco Mundial.
PRES. BANCO MUNDIAL - Mas eu já tenho muitos vice-presidentes, mais do que o necessário.
PAI - Mas, senhor, este jovem é genro do Bill Gates.
PRES. BANCO MUNDIAL - Neste caso ele pode começar amanhã mesmo!

Moral da história: Não existe negociação perdida. Tudo depende da estratégia.

domingo, 16 de março de 2008

PACOTE DE COMPATIBILIDADE DO OFFICE 2007

PARA AS PESSOAS QUE TÊM AS VERSÕES ANTERIORES DO MICROSOFT OFFICE E ESTÃO COM DIFICULDADE EM ABRIR OS ARQUIVOS DO NOVO OFFICE 2007, POSTADOS AQUI E ENVIADOS POR E-MAIL, ESTE PACOTE CONVERTE TODOS OS ARQUIVOS NECESSÁRIOS.
CLIQUE AQUI
http://www.4shared.com/file/40967073/3660d723/Compatibilidade_Office_2007.html

Matéria do Diário do Nordeste

ECONOMIA

Diário do Nordeste de Sábado, 15 de Março
Caderno de Negócios
Matéria: PIB cearence cresceu 4,1% em 2007
Repórter: Leônidas Albuquerque

Seca do ano passado fez despencar o PIB agropecário. Construção civil e comércio puxaram crescimento da economia.

O fraco desempenho da agropecuária cearense no ano passado fez com que o Estado tivesse uma expansão em sua economia inferior à apurada na média nacional. Conforme estudo divulgado ontem pelo Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), o PIB(Produto Interno Bruto), que é a soma de todas as riquezas produzidas, cresceu, a preços básicos(sem considerar os impostos embutidos no valor das mercadorias e serviços), 4,1%, enquanto o Brasil teve acréscimo de 4,8%. O resultado interrompe sequência de dois anos seguidos em que a economia cresceu com mais vigor que a brasileira.
O levantamento apontou que enquanto o PIB agropecuário brasileiro cresceu 5,3% ano passado, o cearense despencou 12,6%. Indústria (5,2%) e serviços (5%)bateram as médias nacionais, de 4,9% e 4,7% respectivamente. ...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Canal de TV Bloomberg

Pra quem deseja estar atento às flutuações do Mercado Financeiro, Notícias sobre a Economia e tudo que tem a ver com nosso curso, mas não tem TV por Assinatura, acesse:

http://www.bloomberg.com/media/tv/tv_index_brazil.html

Asista à Bloomberg TV de graça pela Internet.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Reinício das Aulas

Dia 08/02/2008 reiniciam aulas. Confirmadíssimo.

domingo, 13 de janeiro de 2008

"Amigo da Onça"






Encerramento 2007